quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Top 6 das aranhas mais venenosas do mundo: conheça as espécies mais perigosas

As aranhas são animais invertebrados que pertencem ao filo dos artrópodes e classe dos aracnídeos. Embora muitas espécies de aranhas sejam inofensivas, outras podem ser perigosas para humanos e outros animais vertebrados devido ao veneno que injetam. Os sintomas de uma picada de aranha podem variar de vermelhidão e dor a inchaço, dor de cabeça e, em casos mais graves, a morte. Aqui estão algumas das aranhas mais venenosas do mundo:

  1. Aranha-armadeira:

    Aranha-armadeira

    A aranha armadeira, encontrada no Brasil, é considerada a mais perigosa do mundo. Algumas espécies são altamente agressivas e podem injetar veneno suficiente para matar uma pessoa com apenas 0,006 mg. O veneno da aranha armadeira também age mais rapidamente do que o de muitas serpentes. Embora exista um antídoto para o veneno, casos de morte por picada ainda ocorrem.

  2. Aranha-marrom:

    Aranha-marrom
    Oito espécies de aranha-marrom são encontradas no Brasil. Embora não seja uma aranha agressiva, pode causar necrose no local da picada e outros sintomas como feridas, inchaço, vermelhidão e bolhas.

  3. Aranha-teia-de-funil:

    Aranha-teia-de-funil
    A aranha-teia-de-funil é nativa da Austrália e elabora teias que se assemelham a funis. O veneno dessa aranha pode ser fatal para humanos, afetando o sistema nervoso. A aranha é agressiva e usa suas patas para prender suas presas e injetar o veneno.

  4. Viúva-negra:

    Viúva-negra
    A aranha viúva-negra é encontrada em toda a América e é conhecida por matar e se alimentar do macho após a cópula. Apenas as fêmeas picam humanos e podem causar dor, cãibras e outros sintomas. Sem ajuda médica, a vítima pode morrer.

  5. Aranha-rato:

    A aranha-rato é encontrada na Austrália e possui um veneno poderoso, embora haja poucos casos de acidentes registrados.

  6. Aranha-de-costas-vermelhas:

    Aranha-de-costas-vermelhas
    A aranha-de-costas-vermelhas é nativa da Austrália e introduzida em diversos locais do mundo. Sua picada causa dor intensa, sudorese, espasmos musculares, taquicardia, náuseas e vômitos. Foi responsável pela morte de algumas pessoas antes da descoberta da vacina contra o seu veneno.

Conhecer as aranhas mais venenosas do mundo é importante para evitar acidentes graves. Se você for picado por uma aranha, é importante buscar ajuda médica imediatamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário